O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, classificou o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, de “patético” por este ter exigido que o homólogo russo, Vladimir Putin, participasse pessoalmente nas conversações em Istambul.
“Zelensky disse que exigia que Putin fosse pessoalmente [a Istambul]. Bem, que pessoa patética”, disse o responsável durante um discurso aos diplomatas em Moscovo, transmitido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, de acordo com a agência de notícias France-Presse (AFP).
O Ocidente, disse ainda, está a “meter-se em sarilhos” no confronto com Moscovo. Lavrov deu como exemplo o Reino Unido, que disse estar a interferir no processo diplomático de resolução da situação na Ucrânia.
“Um conselheiro do primeiro-ministro britânico em matéria de segurança nacional já foi destacado para Zelensky, para que ele não diga nada desnecessário e acabe por enterrar a sua reputação e a reputação daqueles que o treinam”, afirmou.
Recorde-se que Zelensky, que chegou hoje à Turquia, tinha desafiado Putin a viajar para Istambul para se reunirem os dois, na sequência das conversações bilaterais sobre a guerra russa contra a Ucrânia.