O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, deverá encontrar-se primeiro com o homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan em Ancara, esta quinta-feira, e só depois decidirá quais os “próximos passos” nas negociações com a Rússia.
A informação foi avançada por um alto funcionário ucraniano à Agência France Presse, pouco depois de a imprensa russa ter noticiado que a delegação russa, que não conta com a presença de Putin nem Lavrov, já chegou a Istambul.
Recorde-se que Volodymyr Zelensky desafiou Vladimir Putin a estar presente nas conversações em solo turco para negociar cara a cara, mas o Kremlin confirmou ontem que o Presidente e o ministro dos Negócios Estrangeiros russos não estarão presentes.
O Presidente dos EUA também não irá à Turquia para participar nas negociações entre a Rússia e a Ucrânia, esta quinta-feira, encontrando-se num périplo pelo Médio Oriente. No entanto, Donald Trump tinha dito, em jeito de brincadeira, que até iria se Putin lá estivesse.
As negociações entre Ucrânia e Rússia na Turquia, cujo início está previsto para esta quinta-feira, são as primeiras conversações de paz diretas desde a primavera de 2022.