O dérbi lisboeta do último fim de semana tinha caráter decisivo, pois um triunfo do Sporting dava o título, bem como uma vitória por dois ou mais golos de diferença o oferecia ao Benfica, mas o empate 1-1 registado no final do duelo adiou a decisão.
A turma sportinguista recebe amanhã, sábado, o Vitória de Guimarães no Estádio José Alvalade, em Lisboa, enquanto os encarnados visitam o reduto do Sporting de Braga, em duelos agendados para as 18h e que vão sentenciar a festa de um dos rivais.
A vantagem é leonina, devido à vitória frente ao Benfica, por 1-0, na primeira volta do campeonato. De acordo com a história, apenas uma vez a equipa que era líder na última jornada acabou por perder o título. Foi o Belenenses, na época 1954/55.
Nove temporadas depois de conquistarem o título de campeão, os azuis do Restelo estiveram praticamente com as duas mãos num segundo troféu, mas acabariam por vacilar no encontro decisivo, numa fase em que a festa já se começava a fazer.
Num plantel onde despontavam nomes como Matateu ou Vicente Lucas, a equipa do Belenenses recebia, precisamente, o Sporting, com um ponto de vantagem sobre o Benfica, que, à semelhança do que acontece esta época, limitava-se a aguardar por um milagre.
O campeonato disputava-se com apenas 14 equipas e cada vitória atribuía só dois pontos, ao contrário dos três atuais, e foi neste cenário que Belenenses e Benfica entraram em campo na 26.ª jornada, frente a Sporting e Atlético, respetivamente.
Com as águias a vencerem por uns tranquilos 3-0, o Belenenses sabia que só tinha de vencer a turma verde e branca, e era o que estava a fazer, por 2-1, sob uma grande festa no Campo das Salésias. Até que, aos 86 minutos, o Sporting empatou o jogo.
O tento sportinguista, por intermédio de João Martins, deu o título ao rival Benfica, que, apesar de ter concluído em igualdade pontual com o Belenenses (39 pontos), sagrou-se campeão através do confronto direto, tal como pode suceder este sábado.
13 decisões
na última jornada
Desde que o campeonato se joga, no mínimo, por 16 equipas (1971/72), nunca o líder perdeu o campeonato na última jornada, sendo que esse cenário de decisão no fecho do campeonato já aconteceu em 13 ocasiões – este ano é a 14.ª.
Nas 13 vezes em que isso sucedeu, Sporting e Benfica estiveram na disputa entre si apenas por três vezes, em 1973/74, 2006/07 e 2015/16. Curiosamente, foi o FC Porto a sagrar-se campeão na segunda, numa intensa luta a três até ao final.
A última vez, em 2015/16, continua bem presente na memória. Jorge Jesus trocava águias por leões, numa mudança polémica que parecia devolver os sportinguistas aos títulos. No entanto, o Benfica, com Rui Vitória, recuperou a sua desvantagem.
Chegando a estar sete pontos atrás, o Benfica subiu ao relvado de Alvalade com apenas um de diferença e com a possibilidade de roubar a liderança isolada, o que conseguiu graças a um golo solitário do grego Mitroglou e de um falhanço memorável de Bryan Ruiz.
Esse dérbi, à 25.ª jornada, acabou por se revelar decisivo, uma vez que, nas nove rondas que ainda faltavam para terminar o campeonato, tanto o Sporting, como o Benfica apenas registaram vitórias, o que assegurou o tricampeonato das águias.
Em 1973/74, foi o Sporting a chegar à última jornada na liderança e venceu o título, sendo que, em 2006/07, os três ‘grandes’ venceram na última jornada e o FC Porto confirmou o título, com 69 pontos, mais um do que Sporting e dois do que Benfica.
Última vez foi em 1978
Em relação à quantidade de vezes que um campeonato terminou com equipas em igualdade pontual no topo da classificação – algo que pode voltar a acontecer esta época –, sucedeu num total de sete vezes, a última na já longínqua época 1977/78.
Foi a única vez que, num campeonato com pelo menos 16 equipas, o campeão foi decidido em igualdade pontual. O FC Porto superiorizou-se ao Benfica, com os 51 pontos de ambos na classificação a valerem mais ao conjunto de José Maria Pedroto.
A primeira igualdade na liderança aconteceu à quarta edição, em 1937/38, com o Benfica, dessa vez, a levar a melhor sobre o FC Porto, num campeonato apenas de oito equipas e em que 23 pontos bastavam para uma equipa se sagrar vencedora.
Num campeonato a 14 equipas, os empates na liderança aconteceram por cinco vezes, quatro delas durante a década de 1950. O Sporting sagrou-se campeão em 1947/48 e 1957/58, face a Benfica e FC Porto, respetivamente, enquanto as águias festejaram na já referida temporada de 1954/55, em igualdade com o Belenenses.
Por outro lado, os dragões também celebraram a conquista do campeonato com a igualdade pontual com o Benfica em duas ocasiões, nos anos 1955/56 e 1958/59.
Também em jogo neste fim de semana poderá estar a oitava ocasião de igualdade na liderança no final de um campeonato. Para isso, basta somente que Sporting e Benfica obtenham o mesmo resultado, seja ele uma vitória, o empate ou a derrota.