Apesar de ter conseguido eleger mais um deputado face às últimas eleições – nove em vez de oito que tinha sido alcançado em 2024, obtendo 5,53 % (330.149 votos) – o partido liderado por Rui Rocha admite que poderia ter crescido mais. “Podíamos ter crescido mais, mas fizemos tudo o que podemos e olhando para a campanha que fizemos não teria feito nada de diferente”.
O líder dos liberais aproveitou no seu discurso para dar um recado a Luís Montenegro, referindo que “não troca a posição da IL de ética, rigor e transparência” e que o partido continuará “igual a si próprio”, reconhecendo, no entanto que para isso o “caminho pode demorar mais tempo”.
E acrescenta: “Tinha dito que seríamos garantia de governabilidade, de uma solução para o país, na medida em que isso dependesse de nós. Mas olhando para os resultados, vemos que as maiorias possíveis estão constituídas. Estamos disponíveis para negociar mas somos fiéis a nós próprios, não vamos trair a confiança daqueles que votaram em nós”.
De acordo com Rui Rocha, o partido vai manter o seu caminho. “Não troco esta posição por nada. O caminho faz-se mais devagar mas não mudamos”, salientou o líder da IL.