Busto de Jim Morrison recuperado 37 anos depois

Aparentemente, o busto de mármore, que pesa 128 quilos, não está danificado, ou pelo menos mais danificado do que em 1988, altura em que já tinha o nariz partido e estava coberta por uma camada de graffiti.

Incerimoniosamente coberto de cera de velas, gatafunhos, flores, fotografias emolduradas, garrafas de bebidas destiladas e cigarros, a sepultura de Jim Morrison (1943-1971) no cemitério do Père Lachaise, em Paris, é há décadas um lugar de romaria para fãs dos The Doors e não só.

Mas faltava uma peça importante neste cenário: o busto esculpido pelo croata Mladen Mikulin em homenagem ao cantor, roubado em 1988 e nunca mais visto.

A obra, que outrora coroava a lápide (e posteriormente substituída por um anjinho de pedra), acaba de ser recuperada pela Polícia francesa – mais concretamente pela brigada financeira e anti-corrupção da polícia judiciária francesa – durante buscas relacionadas com um caso de fraude, num puro golpe de sorte.

O local onde se encontrava não foi no entanto divulgado pelas autoridades.

Aparentemente, o busto de mármore, que pesa 128 quilos, não está danificado, ou pelo menos mais danificado do que em 1988, altura em que já tinha o nariz partido e estava coberta por uma camada de graffiti. Ainda não se sabe se o busto voltará a ocupar o seu lugar no cemitério.