A imagem de André Ventura no hospital de Faro partilhada no Facebook, após ter sofrido um espasmo esofágico no dia anterior, teve mais de três milhões de visualizações, tendo sido a publicação com maior alcance durante toda a campanha eleitoral.
Os dados contam de um relatório divulgado, esta sexta-feira, pelo MediaLab do ISCTE, em parceria com a Comissão Nacional de Eleições (CNE), para monitorizar a desinformação durante a campanha eleitoral paras as legislativas de domingo passado.
No total, a publicação do líder do Chega, que aparece deitado numa cama do hospitalar onde é visível um cateter, teve 3.322.952 visualizações na rede social Facebook.
A segunda publicação mais popular feita por um líder partidário foi de Inês Sousa Real, mas a uma distância muito significativa das visualizações conseguidas por Ventura. A imagem da porta-voz do PAN ao lado de um gato, ambos com cachecol do Sporting, teve cerca de 646 mil visualizações.
Outro facto curioso diz respeito às publicações mais populares de outros líderes parlamentares. Os posts com mais visualizações de Luís Montenegro, de Rui Rocha e de Nuno Melo são aquelas em que desejaram as melhoras ao líder do Chega, na sequência do episódio do espasmo esofágico.
No geral, André Ventura foi o líder mais popular nas redes sociais durante a campanha, registando números de visualizações cinco vezes superiores aos dos outros líderes e, em alguns casos, 20 vezes superiores.
Só na última semana de campanha, as publicações do líder do Chega tiveram quase 22 milhões de visualizações no Instagram, contra as 957 mil registadas pela Mariana Mortágua, surge em segundo lugar.