Presidente do Brasil recebe homólogo de Angola

O Brasil foi o primeiro país a reconhecer Angola após a independência do país, a 11 de novembro de 1975

O Presidente brasileiro recebe esta sexta-feira o homólogo angolano, no segundo dia da visita de João Lourenço ao Brasil. O dia será marcado pela assinatura de acordos nos setores agropecuário e energia. 

De acordo com a presidência brasileira, João Lourenço e a mulher, Ana Dias Lourenço, deverão chegar ao Palácio do Planalto, em Brasília, às 10h00 (14h00 em Lisboa), onde serão recebidos por Luiz Inácio Lula da Silva e pela mulher, Janja.

No Palácio do Planalto, os dois líderes terão uma reunião bilateral, que será precedida por uma cerimónia de assinatura de memorandos e de uma declaração conjunta à imprensa.  

Os acordos estarão centrados na energia, através de compromissos entre as petrolíferas estatais Petrobras e a Sonangol, mas também do reforço agropecuário, na sequência de uma missão do setor do agronegócio brasileiro a Angola, realizada no início do mês. 

Nesta missão participaram cerca de 30 empresários brasileiros e o ministro brasileiro da tutela, Carlos Fávaro. Segue-se um almoço no Palácio Itamaraty, a sede do Ministério das Relações Exteriores, e um encontro com representantes de produtores rurais.

O Brasil foi o primeiro país a reconhecer Angola após a independência do país, a 11 de novembro de 1975, e os dois países têm mantido uma relação bilateral próxima, com acordos de cooperação em várias áreas.