O inacreditável diálogo de Janja da Silva com Xi Jinping está rendendo na política brasileira. A inconveniente observação da mulher de Lula no jantar em Pequim, de que a TikTok estava sendo usada pela direita brasileira, teve como resposta de que o problema era do Brasil e não da China. Lula então teria pedido um técnico chinês para ajudar na regulamentação das mídias no Brasil. A oposição brasileira tem contornado a forte presença das esquerdas nas redações com o uso competente das mídias sociais, o que provocou Lula e até o Supremo Tribunal a colocar na pauta a regulamentação. A reação, inclusive nos editoriais, foi negativa principalmente pela China ter controle sobre o acesso das mídias, censuradas. O desgaste do Governo já se sente no crescimento de uma esquerda desvinculada de Lula. O diálogo foi divulgado pela indiscrição de membro do Governo presente, o que aborreceu Lula.
Brasileiros apaixonados por Portugal e seus vinhos
Nesta nova safra de brasileiros em Portugal, que chegam para residência não habitual, impressiona os que investem em vinícolas. André Esteves, do Banco BTG, que comprou o Hotel Oitavos, em Cascais, e o Eden Hotel, no Monte Estoril, está no Douro, assim como João Carlos Paes Mendonça, pernambucano, com a Quinta Maria Izabel. Paes Mendonça, entre outros negócios, tem o tradicional Jornal do Comércio, TV e rádios. Rubens Menin, banqueiro, da construção civil e fundador do canal CNN Brasil, produz vinhos de alta qualidade no Douro. Na Bairrada, está Zeferino Ferreira Costa, português que fez fortuna em Pernambuco na construção civil. Outro relevante, que está na vida rural é Manuel Tavares de Almeida, empresário e banqueiro, que adquiriu grande propriedade em Águas de Moura, onde deve criar cavalos. E tem mais e mais.
Variedades
- Lucca, o jogador que manteve o São Paulo na Libertadores, tem apenas 17 anos e marcou o gol na primeira vez que atuava pelo clube.
- O cardeal do Rio de Janeiro, D. Orani Tempesta, esteve com o Papa Leão XIV e o convidou a visitar o Rio. O religioso já esteve no Brasil por três vezes.
- Brasil passou a ter 30 restaurantes estrelados pelo Guia Michelin, mais quatro em relação ao ano passado. O SULT, do Rio, com uma estrela, está em Cascais também.
- O Banco Master recebeu empréstimo para honrar títulos vencidos. Com a polémica que o envolve há dois meses, não consegue captar depósitos. E os muitos padrinhos inibem qualquer ação do Banco Central. Caso inédito de um banco morrer e ficar insepulto tanto tempo.
- O Governo colocou em sigilo por cem anos os dados referentes à agenda de Janja da Silva.
- Em 2024, foram menos casamentos e mais divórcios registrados nos notários de todo o país.
- O clima de pessimismo e os altos juros levam o empresariado a preferir diminuir o endividamento a fazer novos investimentos. O endividamento das famílias deve frear o consumo.
- Crise nos Correios afetam os serviços. Os transportadores, sem receber, pararam de atender, inclusive aos serviços especiais tipo Correio Azul. A empresa tinha saído dos prejuízos crónicos para lucros. E a greve nos agentes aduaneiros, que dura meses, faz com que milhões de encomendas provenientes do exterior fiquem retidas nos aeroportos. O Federal Express alerta os seus clientes para os riscos.
- O advogado José Roberto Castro Neves deve ser eleito esta semana para a Academia Brasileira de Letras. Homem de grande cultura é grande conhecedor e tem obra sobre Shakespeare. l
Jornalista