ERC já recebeu mais de 500 queixas sobre anúncio antiaborto

Movimento Democrático de Mulheres também fez participação contra os três canais de televisão.

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) recebeu mais de 500 participações relacionadas com a publicidade antiaborto, que está a ser transmitida em vários canais, disse fonte oficial do regulador dos media, esta terça-feira, à agência Lusa.

O Movimento Democrático de Mulheres enviou queixa à ERC, mas também à Comissão para a Igualdade de Género, disse uma dirigente do MDM.

Sandra Benfica adiantou, à agência Lusa, que o movimento está a receber relatos desde domingo, de muitas pessoas, que viram o anúncio nos três canais, tendo decidido apresentar queixa “contra a SIC, a RTP e a TVI”.

Para o MDM,  a transmissão televisiva do vídeo, intitulado “Obrigado, Mãe”, “viola gravemente” a legislação, nomeadamente a Lei da Igualdade de Género ou normas do  Código da Publicidade e da Lei da Televisão.

“A falsidade com que aquela narrativa [apresentada no vídeo] é construída é, de facto, uma coisa absolutamente atentatória, não apenas dos direitos que foram tão difíceis de conquistar, mas, de facto, perpetua uma lógica de culpabilização das mulheres, de responsabilização das mulheres, de ofensa moral às mulheres”, afirmou a dirigente.

Na segunda-feira, a associação Escolha, de apoio à Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG), queixou-se à ERC no âmbito do mesmo anúncio.

A Escolha exigiu ainda à empresa dona da TVI, a Media Capital, “que cesse imediatamente o acordo publicitário firmado com Miguel Milhões (Guru Mike Millions) e que retire do ar qualquer menção ao videoclipe”.