Metropolitano de Lisboa abre estações à noite devido ao calor

As estações Oriente (acesso pelo portão do lado Tejo/centro comercial), Rossio (entrada pela Praça da Figueira, junto ao Rossio) e Santa Apolónia (acesso norte, pelo passeio junto ao edifício da estação) estarão abertas nas noites de hoje para quinta-feira, de quinta para sexta-feira e de sexta-feira para sábado

O Metropolitano de Lisboa vai abrir as estações do Oriente, Rossio e Santa Apolónia durante a noite às pessoas em situação de sem-abrigo, entre esta quarta-feira e sábado, devido à subida das temperaturas.

Em comunicado divulgado esta quarta-feira, o Metro de Lisboa indicou que a medida foi articulada com a Câmara Municipal de Lisboa e com o Ministério da Saúde e integra o Plano de Contingência para pessoas em situação de sem-abrigo.

Este plano “visa disponibilizar espaços seguros e abrigados durante as noites com temperaturas particularmente elevadas”.

Assim, as estações Oriente (acesso pelo portão do lado Tejo/centro comercial), Rossio (entrada pela Praça da Figueira, junto ao Rossio) e Santa Apolónia (acesso norte, pelo passeio junto ao edifício da estação) estarão abertas nas noites de hoje para quinta-feira, de quinta para sexta-feira e de sexta-feira para sábado.

As estações estão “prontas a acolher pessoas em situação de sem-abrigo”.

“A medida será acompanhada por ações de vigilância reforçada, em colaboração com a Polícia Municipal, e por um plano de limpeza adequado, assegurando condições dignas nas estações que permanecerão abertas”, acrescenta o Metro.

Lisboa vai estar sob aviso amarelo devido à temperatura entre as 09h00 de quinta-feira e as 21h00 de sexta-feira.