Nuno Borges qualificou-se esta quarta-feira pela primeira vez para a terceira ronda de Roland Garros. O tenista português venceu o norueguês Casper Ruud, finalista em 2022 e 2023 no torneio parisiense do Grand Slam.
Borges, 41.º do ranking mundial, venceu Ruud, oitavo, pelos parciais de 2-6, 6-4, 6-1 e 6-0, em duas horas e 17 minutos. O maiato chegou assim pela primeira vez à terceira ronda em Roland Garros, na qual vai defrontar o australiano Alexei Popyrin, 25.º da tabela.
Ao bater Ruud, que foi assistido ao joelho esquerdo após o final do terceiro set, Borges, de 28 anos, conseguiu a primeira vitória sobre um tenista do top 10, assegurando a quarta qualificação para a terceira ronda de um major.
A melhor prestação do número um português em torneios do Grand Slam é a presença nos oitavos de final no Open da Austrália e no Open dos Estados Unidos no ano passado.
Quem também avança para a terceira ronda do torneio francês é o espanhol Carlos Alcaraz, vencedor em 2024.
Alcaraz, número dois do ranking mundial, venceu húngaro Fabian Marozsan, 56.º, por 6-1, 4-6, 6-1 e 6-2, em duas horas e nove minutos. Alcaraz já venceu duas vezes Wimbledon e uma Open dos EUA.