Apagão: Mais de 100 reclamações num mês

No Dia Mundial da Energia DECO diz que o setor continua a ser um problema para as famílias portuguesas, que se queixam, sobretudo, de faturação excessiva.

Um mês depois do apagão, a DECO recebeu mais de uma centena de reclamações acerca de danos nos eletrodomésticos e equipamentos, dificuldades graves na retoma das telecomunicação e perturbações (cancelamentos e atrasos) nos voos.

Esta é uma das principais conclusões de uma análise feita pela associação no dia em que se comemora o Dia Mundial da Energia. E diz que «o setor da energia continua a ser um problema para as famílias portuguesas, que se queixam, sobretudo, de faturação excessiva». Em 2024, o número total de queixas para este setor foi 6.258. Este ano, considerando só de janeiro a abril, já foram feitas 2.071 queixas.

Números que surgem depois de a A REN e a E-Redes terem entregue o relatório sobre o apagão elétrico, em que pedem que o incidente seja classificado como «Evento Excecional».

A DECO reivindica medidas urgentes para baixar o preço da energia, incluindo o valor do IVA e a «adoção de políticas públicas de apoio à eficiência energética, combatendo-se a pobreza energética das famílias».