Kiev anuncia troca de prisioneiros com Moscovo para “a próxima semana”

Kyrylo Boudanov acusou a capital russa de se desviar do plano acordado em Istambul para a troca dos corpos dos soldados mortos.

A Ucrânia anunciou hoje que a troca de prisioneiros e corpos de soldados mortos no conflito com a Rússia “começará na próxima semana”. 

“O início das operações de repatriação, com base nos resultados das negociações de Istambul, está agendado para a próxima semana. […] Tudo está a correr conforme o planeado”, afirmou o chefe da inteligência militar ucraniana, voltando a acusar Moscovo de “jogos de informação desleais”.

Kyrylo Boudanov acusou a capital russa de se desviar do plano acordado em Istambul para a troca dos corpos dos soldados mortos, afirmando que o processo estava previsto para começar na próxima semana e não neste fim de semana, como alega a Rússia.

“O início das medidas de repatriação com base nos resultados das negociações em Istambul está previsto para a próxima semana, conforme informado às pessoas autorizadas na terça-feira”, informou o Centro de Coordenação para o Tratamento de Prisioneiros de Guerra no Telegram.

No comunicado, a instituição denunciou ainda que a Rússia está a tentar exercer “pressão mediática” e “ditar unilateralmente os parâmetros do processo de troca”, descrevendo como “cínicas” as “tentativas dos propagandistas russos de especular sobre o sofrimento humano”.