Conforme previsto, as estatais voltaram a registrar grandes prejuízos. O maior, mais da metade do total, é dos Correios. Os serviços operacionais estão afetados pelo atraso no pagamento a empresas terceirizadas de transportes terrestres e aéreos. Os terrestres pararam de prestar serviços. A empresa foi palco de grandes escândalos nos governos anteriores do PT, foi saneada no governo Bolsonaro e agora volta ao prejuízo. Entre os gastos abusivos, estão patrocínios milionários a shows de artistas amigos e até um aumento de 15% no salário do presidente da empresa.
VARIEDADES
- Um dos mais marcantes diplomatas brasileiros dos últimos 60 anos, o embaixador Marcos Azambuja, morreu aos 90 anos. Azambuja tinha dois filhos morando em Lisboa, de seu casamento com a embaixatriz Malu Futcher Pereira.
- Lula da Silva promovendo aumento salarial dos servidores públicos, apesar de ter de cortar no Orçamento do Estado para não ultrapassar o teto de gastos.
- A Azul, em proteção judicial nos EUA, pode devolver nove aviões Embraer 180. A empresa tem 180 aeronaves operacionais.
- A semana foi rica em tensões entre o Governo e o Congresso Nacional. São muitos os pontos de divergência entre o presidente e os parlamentares. O imposto sobre compra de divisas pode ser alterado.
- A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, enfrentou hostilidades de senadores. Além da questão da exploração do petróleo na costa do Amapá, onde, ao lado a Guiana, se extrai mais de um milhão de barris por dia, a questão do asfaltamento da estrada que liga Manaus a Porto Velho, única ligação por terra da região com o resto do Brasil, provocou acalorados debates. A estrada fica interditada cinco meses por ano, na estação das chuvas tropicais e na área moram quase meio milhão de brasileiros, que ficam isolados.
- O Banco BTG Pactual, que está se tornando o BDT – Banco Dono de Tudo – comprou por cerca de 250 milhões de euros bens do controlador do Banco Master, incluindo o hotel Fasano-Itaim e ações da Light, empresa de energia do Rio de Janeiro. A agonia do Master vai se arrastando…
- A falta de apoio oficial atrasa o desenvolvimento de biofertilizantes e bioinsumos, fundamentais para diminuir a dependência do fertilizante importado pelo Brasil. Hoje 85% vêm de fora.
- Uma nova frente na busca de petróleo foi aberta pela Petrobras no Sul, na Bacia de Pelotas. Técnicos acham possível encontrar óleo e gás.
- A Moody’s rebaixou o Brasil de positivo para estável. Explica que os juros sobre a imensa dívida pública e a falta de confiança no ajuste fiscal provocaram a mudança. Ambev, VALE e vinte bancos médios ou digitais também.
- A Academia Brasileira de Letras tem optado informalmente em preencher vagas por cotas. A cadeira de Evanildo Bechara deve ficar com uma mulher negra.
- Adriane Galisteu vai fazer documentário narrando seu romance com Ayrton Senna, que será filmado em parte em Portugal, onde viveram, na Quinta do Lago, e onde assistiu na televisão à tragédia de Imola, em 1994.
- O tenista revelação brasileiro João Fonseca, saiu na terceira rodada de Roland Garros, mas subiu da 65.ª posição para a 54ª. Faturou no torneio 168 mil euros.
- Mais um bom livro de brasileiro sobre Fernando Pessoa. Obra do professor Caio Gagliardi, Fernando Pessoa Ironista.