O Crescente Vermelho iraniano anunciou que pelo menos 13 cidadãos iranianos morreram durante a peregrinação anual à cidade saudita de Meca, onde as temperaturas atingiram os 47 graus Celsius.
“Até ao momento, 13 peregrinos iranianos morreram na Arábia Saudita. […] Devido à subida das temperaturas, apelamos a um cumprimento rigoroso das medidas de segurança e recomendações para evitar insolações”, lê-se no comunicado publicado pelo Crescente Vermelho no Telegram.
A informação adianta ainda que um total de 138.900 peregrinos foram atendidos nos centros médicos do Crescente Vermelho em Meca e Medina.
Segundo a agência de notícias iraniana IRNA, cerca de 86.700 iranianos viajaram para a Arábia Saudita este ano para a peregrinação.
Nos últimos dias, as temperaturas nestas cidades atingiram os 47 graus Celsius, “o que levou a organização humanitária a recomendar aos peregrinos que evitassem a exposição direta ao sol, que se mantenham hidratados e a recorrerem de imediato a um centro médico se apresentarem sintomas como dor de cabeça, náuseas ou tonturas”, explicou o mesmo comunicado.