O Presidente iraniano condenou, esta sexta-feira, o “ataque selvagem e criminoso” de Israel e prometeu “uma resposta poderosa e legítima” de Teerão.
“Fomos testemunhas de um ataque selvagem e criminoso do regime sionista contra Teerão e outras cidades do país durante esta noite, que custou a vida a civis inocentes, incluindo mulheres e crianças, bem como a comandantes militares e cientistas nucleares”, afirmou Masoud Pezeshkian, sem que as autoridades tenham dado, até ao momento, um balanço oficial das vítimas.
“Este ato bárbaro, que viola completamente todos os compromissos internacionais, revela a natureza criminosa do regime sionista, cuja existência se baseia na ocupação, na agressão e no assassinato de crianças”, disse Pezeshkian, acrescentando que os ataques “demonstram ao mundo a verdade que o Irão defende há anos sobre a agressão e os crimes serem inerentes à natureza do regime sionista”.
Salientou que “o povo e os funcionários iranianos não permanecerão em silêncio perante estes crimes” e acrescentou que “a resposta poderosa e legítima do Irão fará com que o inimigo se arrependa desta ação estúpida”, de acordo com um comunicado publicado pelo seu gabinete na página oficial da Presidência na internet.
“Assim como a República Islâmica sempre envidou os máximos esforços para manter a paz na região e no mundo e demonstrou a sua disposição para o diálogo a fim de garantir ao mundo os seus esforços em busca da paz, ela agirá decididamente para responder à agressão e defender a integridade territorial da nação”, destacou.