José Luís Carneiro tem repetido que não quer ouvir falar de presidenciais até às autárquicas, mas o tema aquece no interior do Partido Socialista.
Com a concretização da candidatura de António José Seguro no passado fim de semana e na ausência de uma outra candidatura conhecida à esquerda, muitos socialistas, sobretudo ligados às lideranças de António Costa, temem que o novo líder tenha a tentação de apoiar Seguro.
Para o evitar, dois nomes surgem repetidamente como hipotéticos candidatos: Augusto Santos Silva e Sampaio da Nóvoa. António Vitorino, como o Nascer do SOL já noticiou, não irá avançar.
Enquanto o candidato à liderança dos socialistas evita revelar o que pode estar na sua cabeça, são muitas as vozes de dirigentes a garantir que a decisão de Carneiro será favorável a Santos Silva ou Sampaio da Nóvoa, em detrimento de Seguro.
Fontes próximas do futuro secretário-geral são mais renitentes. «O Santos Silva foi o primeiro a apoiar a candidatura de José Luís Carneiro quando ele se candidatou pela primeira vez», lembram, para justificar que se se vier a verificar uma candidatura do antigo Presidente da Assembleia da República, será difícil a José Luís Carneiro não o apoiar. Já quanto a uma eventual candidatura de Sampaio da Nóvoa, as nossas fontes são unânimes, «é muito à esquerda».
Nesse caso, os mais próximos de Carneiro admitem que possa vir a ser dado apoio a Seguro, até porque foi o ex-secretário-geral que pela primeira vez convidou Carneiro para os órgãos diretivos do partido. «São coisas que não se esquecem», ouviu o Nascer do SOL.