A Polícia Judiciária e a Polícia Nacional de Espanha desmantelaram em Badajoz, Espanha, um dos maiores laboratórios de extração, transformação e empacotamento cocaína da região.
Na operação, que decorreu no passado dia 19, foram detidos sete homens, além de apreendidos 46 quilos de cocaína, produtos químicos e equipamentos usados para escapar à vigilância policial.
“A investigação teve início com a partilha de informação pela Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da PJ às autoridades espanholas, alertando-as para a possibilidade de um camião carregado com produtos químicos poder entrar em território espanhol através de Badajoz”, informa a PJ, em comunicado.
As duas polícias deram, então, início a uma discreta operação de vigilância na rodovia A-5, tendo localizado o referido camião a entrar no complexo industrial “El Nevero”, em Badajoz, “onde acabou por descarregar uma grande quantidade de bidões, com produtos químicos”.
Os suspeitos tinham “medidas extremas de segurança”, recorrendo a diferentes dispositivos para evitar a sua geolocalização, mas os investigadores conseguiram localizar o sítio onde funcionava o laboratório de extração, transformação e empacotamento de cocaína.
No âmbito das buscas domiciliárias realizadas, foram encontrados cerca de 46 Kg de cocaína embalada e pronta para venda; 20 Kg de cocaína em processo de decantação; mais de 100 bidões com substâncias químicas (acetonas); nove veículos de gama alta; bloqueadores de frequência; detetores de rastreadores e vários telemóveis.
Os sete detidos, todos homens, com idades compreendidas entre os 25 e os 47 anos, alguns com antecedentes criminais, ficaram em prisão preventiva.