Portugal tem 98% a 99% das crianças vacinadas no primeiro ano de vida, segundo o relatório anual 2024 do Programa Nacional de Vacinação da Direção-Geral da Saúde, continuando a ser uma referência internacional na vacinação.
“As coberturas permanecem muito elevadas até aos seis anos de idade, atingindo ou ultrapassando, no geral, a meta dos 95%”, pode ler-se no relatório, esta quarta-feira divulgado, com a DGS a referir que 86% das crianças nascidas entre agosto de 2024 e março de 2025 em Portugal Continental foram vacinadas contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) durante a primeira campanha de imunização sazonal.
“A elevada cobertura alcançada contribuiu para uma redução substancial dos internamentos por VSR em crianças até aos seis meses de idade”, diz a DGS.
Por sua vez, foi registado um aumento, entre 2023 e 2024, da cobertura vacinal da primeira e segunda dose da vacina contra o sarampo, a parotidite epidémica (papeira) e a rubéola (VASPR), de 98% para 99%, e aos seis anos, de 95% para 96%.