Termina hoje prazo para entrega de IRS. Declaração de IRC também tem de seguir esta segunda-feira

Governo prolongou o prazo para IRC devido ao impacto do ‘apagão’.

O prazo para os contribuintes entregarem a declaração do IRS, relativa aos rendimentos de 2024 termina esta segunda-feira.

Segundo os dados oficiais, até sexta-feira passada tinham sido entregues 5.905.651 declarações.

As Finanças têm até 31 de julho para proceder à liquidação das declarações, tendo o reembolso de ser feito até 31 de agosto.

Também esta segunda-feira termina o prazo para a entrega da declaração anual do IRC, após ter sido prolongado na sequência do impacto do ‘apagão’ no final de abril.

“Tal como anunciado, logo no dia 29 de abril, na sequência da interrupção geral de fornecimento de energia elétrica que afetou toda a Península Ibérica, o Governo tem vindo a avaliar os respetivos efeitos para o cumprimento das obrigações fiscais, procedendo aos ajustamentos do calendário fiscal que se justificam”, adiantou o governo a 9 de junho.

Apesar de até ao dia 04 de junho terem sido entregues mais de 380 mil declarações Modelo 22, “o Governo constatou que, ainda assim, só tinham sido entregues cerca de 60% das declarações apresentadas no ano passado”, adiantava o comunicado.

Perante estes dados, o Governo decidiu prorrogar o prazo para a entrega desta declaração anual do IRC até dia 30 de junho, que já tinha sido, num primeiro momento, prolongado até ao dia 16 de junho.

Também o prazo da entrega da Informação Empresarial Simplificada (IES) foi alargado, podendo ser feita até ao dia 25 de julho, dando assim mais 10 dias às empresas.