A associação ambientalista Zero exigiu, esta quarta-feira, a imposição da proibição total de voos entre as 01:00 e as 05:00 no aeroporto de Lisboa, bem como a fiscalização e aplicação de sanções em caso de incumprimento da legislação.
Em comunicado, a Zero afirma que o Aeroporto Humberto Delgado voltou a ultrapassar os limites legais impostos pela portaria que introduziu no Aeroporto de Lisboa exceções à regra geral de proibição de voos entre as 00:00 e as 06:00.
A Zero refere que “em junho de 2025 houve um padrão de reincidência no incumprimento da legislação, com consequências graves para a saúde pública das populações expostas ao ruído noturno”.
A associação diz que a proibição não avançou neste verão e alerta para a importância da implementação imediata de uma proibição total entre as 01:00 e as 05:00 e do próprio anúncio, em novembro de 2024, por parte do ministro das Infraestruturas do anterior e do atual Governo, Miguel Pinto Luz.
A falta de aplicação da proibição é um “flagrante desrespeito pelas recomendações do estudo técnico sobre voos noturnos encomendado pelo executivo”.