Morreu o antigo deputado e secretário de Estado do PS José Junqueiro

Entre outras funções políticas, José Junqueiro foi secretário de Estado da Administração Local (2009-2011) no segundo Governo liderado por José Sócrates e secretário de Estado da Administração Marítima e Portuária (2000-2002) no segundo executivo de António Guterres

Morreu, esta quarta-feira, aos 72 anos, o antigo deputado do PS e secretário de Estado, José Junqueiro,  O anúncio foi feito pelo presidente da Assembleia da República durante a sessão parlamentar.

“Acabei de ser informado que faleceu José Junqueiro, com quem tive o privilégio de ser também deputado em anteriores legislaturas. Assinalo as condolências ao PS e à sua família, certo que expresso o sentimento de pesar de toda a Assembleia da República”, declarou José Pedro Aguiar-Branco.

José Junqueiro, antigo secretário de Estado, professor aposentado da Universidade de Aveiro, adepto do Sporting e antigo vereador na Câmara de Viseu, foi consecutivamente eleito deputado do PS entre 1995 e 2015, sempre pelo círculo de Viseu.

Entre outras funções políticas, José Junqueiro foi secretário de Estado da Administração Local (2009-2011) no segundo Governo liderado por José Sócrates e secretário de Estado da Administração Marítima e Portuária (2000-2002) no segundo executivo de António Guterres.

Por várias vezes foi membro do Secretariado Nacional do PS, coordenador socialista na Comissão de Equipamento Social e liderou a Federação de Viseu.

Do ponto de vista político, no PS, José Junqueiro foi um dirigente socialista próximo primeiro da liderança de António Guterres entre 1992 e dezembro de 2001 e depois de António José Seguro entre 2011 e 2014.

Com a vitória de António Costa nas eleições primárias socialistas em setembro de 2014, em que derrotou António José Seguro, José Junqueiro deixou de ser candidato a deputado do PS após as eleições legislativas de 2015 e afastou-se da primeira linha da vida política.

O candidato do PS à Câmara Municipal de Viseu, João Azevedo, deixou uma mensagem nas redes sociais, onde descreve José Junqueiro como “um grande homem”, mas sobretudo “um grande amigo”.

“Partilhávamos os mesmos valores e princípios. Acompanhei-o desde sempre num caminho comum de luta pela afirmação do distrito de Viseu e pela valorização do interior”, lê-se.