As autoridades de saúde portuguesas emitiram, esta terça-feira, uma nota conjunta a alertar para a onde de calor que atinge o país e que deverá estender-se até dia 13.
A Direção-Geral da Saúde (DGS), a Direção Executiva do SNS (DE-SNS) e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) chamam a atenção para a necessidade de as pessoas se manterem hidratadas e beberem, pelo menos, o equivalente a oito copos de água por dia, bem como evitar bebidas alcoólicas e com cafeína.
É ainda aconselhado à população a evitar a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11h00 e as 17h00. Em acréscimo, torna-se importante de usar sempre protetor solar com fator igual ou superior a 30, renovando a aplicação a cada duas horas, inclusive após banhos na praia ou em piscinas.
É também pedido que as pessoas permaneçam em ambientes frescos ou climatizados, com sombras e circulação de ar, pelo menos duas a três horas por dia, mantendo janelas, persianas e estores fechados nos períodos de maior calor.
Em caso de emergência, e se apresentar sinais de alerta como suores intensos, febre, vómitos/náuseas ou pulsação acelerada/fraca, as autoridades aconselham a população a contactar a linha SNS 24, através do número 808 24 24 24, ou a ligar para o número europeu de emergência 112.