O secretário de Estado da Proteção Civil, Rui Rocha, anunciou esta sexta-feira a agilização do pagamento de 50 mil euros às corporações de bombeiros dos concelhos que foram afetados pelos incêndios florestais.
“Em alguns teatros de operações, as despesas são muito elevadas, muito significativas para os orçamentos das Associações Humanitárias. Temos um conjunto de mecanismos agilizados para rapidamente ressarcirmos todas as despesas que, nalguns casos, são muito significativas”, afirmou o responsável, aos jornalistas, no final de uma reunião em Ponte da Barca.
Neste sentido, o Governo decidiu “agilizar o adiantamento, até ao valor de 50 mil euros”, sem necessidade de entrega, no imediato, do comprovativo das despesas, uma vez que “o mais importante, neste momento, é garantir a gestão de tesouraria das Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários, prolongando a obrigatoriedade da entrega dos comprovativos das despesas até 30 dias e, nalguns casos, até final do ano”.
“O Governo não será um problema, será parte da solução e, por isso, temos neste momento a agilização de processos e de pagamentos rápidos”, disse Rui Rocha.