Proteção civil atualiza número de mortos no descarrilamento do Elevador da Glória para 16

Há mais de vinte feridos.

A Protecção Civil atualizou ao início da tarde desta quinta-feira o número de mortos no descarrilamento do elevador da Glória, em Lisboa, na quarta-feira, para 16.

“Com base nas fontes disponíveis foi informado o falecimento de duas vitimas, durante esta noite, nos Hospitais. Esta informação não está correta, tendo-se apurado uma duplicação de um registo, pelo que se corrige e esclarece que faleceu uma pessoa esta noite no Hospital de São José, havendo assim a lamentar 16 vítimas mortais e não 17 como informado esta manhã”, lê-se na nota da Proteção Civil enviada às redações .

Entretanto, o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF), em conjunto com outras entidades, concluiu as perícias no local do descarrilamento e remeteu informações para sexta-feira.

“O GPIAAF, em conjunto com a Polícia Judiciária (PJ) e a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) terminou a recolha de indícios no local. Durante a tarde de amanhã [sexta-feira] vai publicar uma Nota Informativa a dar conta das constatações iniciais e da orientação que a investigação irá prosseguir”, avançou à agência Lusa fonte deste organismo público.

Ao iníco da manhã, a Procuradoria-Geral da República (PGR) tinha indicado que Ministério Público abriu um inquérito ao acidente.

“À semelhança do que acontece neste tipo de situações, e tal como determina a lei, o Ministério Público vai instaurar inquérito”, refere a PGR, numa resposta enviada à agência Lusa.

O Ministério Público “encontra-se a realizar os procedimentos necessários, no âmbito das suas competências, nomeadamente para efeitos de preservação da prova, com orientação e em articulação com os órgãos de polícia criminal”, refere ainda a PGR.

Já a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) manifestou-se solidária com as vítimas do acidente e convidou à participação numa missa em seu nome realizada pelo Patriarca de Lisboa ao final da tarde.

“Cumprindo-se hoje um dia de luto nacional, a Conferência Episcopal convida as comunidades cristãs à oração particular e comunitária pelas vítimas mortais deste trágico acidente e pelo sofrimento das suas famílias e amigos, para que encontrem esperança e ânimo na reconstrução do futuro”, indica uma nota da CEP.

“Quem puder está convidado a participar na Missa pelas vítimas do acidente presidida pelo Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, na Igreja de São Domingos, ao Rossio em Lisboa, (…) pelas 19h00”, lê-se na nota.

Recorde-se que o elevador da Glória, em Lisboa, descarrilou na quarta-feira, pouco depois das 18h, na Calçada da Glória.

Na sequência do incidente trágico, o Governo decretou um dia de luto nacional, nesta quinta-feira.