A ministra da Saúde reconheceu, esta sexta-feira, constrangimentos na Linha SNS24, tendo já pedido um reforço do serviço durante o inverno.
“Aquilo que pedimos aos SPMS e à Altice, que é a nossa operadora da Linha SNS24, foi que para o inverno fosse reforçada pelo menos em 27 unidades locais de saúde [ULS], porque temos noção dos constrangimentos”, disse Ana Paula Martins, em declarações aos jornalistas, num evento sobre saúde mental no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
Em causa está um estudo, noticiado pelo Expresso, que dá conta de que cerca de um milhão de chamadas para a Linha SNS24 podem ficar sem serem atendidas no inverno, por falta de meios.
“Há de facto uma necessidade de reforços humanos, é verdade, mas também há necessidade de colocar inteligência artificial no sistema, há necessidade de utilizar também outras tecnologias que ajudem a que o atendimento seja mais rápido, porque quando ligamos para uma linha a pedir ajuda é importante que não nos levem muito tempo a atender, o encaminhamento seja feito de forma adequada e depois o acionamento seja feito de forma adequada, seja qual for a resposta”, sublinhou.