A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) fez, esta quarta-feira, um balanço positivo do verão, com a taxa de ocupação a manter-se estável nos 81% e o preço médio por quarto a subir ligeiramente, para 161 euros.
“O inquérito revela um verão de desempenho estável, com uma Taxa de Ocupação (TO) média nacional de 81%, mesmo valor face ao ano anterior, e um aumento do Preço Médio (ARR) para 161 euros, face aos 158 euros registados em 2024”, pode ler-se num comunicado.
A AHP refere que, de junho a setembro, “os resultados confirmam a robustez da hotelaria nacional, com especial destaque para a Madeira, Algarve e Lisboa, que atingiram ocupações médias acima dos 85% e aumentos expressivos de preço, face a 2024, exceto em Lisboa (que manteve o preço)”.
Agosto, “sem surpresas”, foi o mês “com melhor desempenho na Hotelaria nacional, quer em TO, quer em Preço Médio por quarto disponível (RevPAR)”, na maioria das regiões do país.
Contudo, Lisboa e Madeira registaram o seu pico de desempenho em setembro, “mês em que beneficiaram não só de uma maior procura, mas também de uma maior valorização do preço médio, prolongando o dinamismo da época alta”.
A Associação da Hotelaria de Portugal revela ainda uma evolução favorável dos “Proveitos Totais” a nível nacional, com 70% dos hoteleiros a indicar que estes foram “Melhores” ou “Muito Melhores”, face a 2024.
As melhores performances nos “Proveitos Totais” verificaram-se na Madeira e no Algarve, com 97% e 95% dos inquiridos, respetivamente, a indicarem que tiveram resultados superiores aos do ano anterior.