Avestruzes de Paula Rego batem recorde

O tríptico das Avestruzes Dançarinas foi arrematado por cerca de 4 milhões de euros. A identidade do comprador não é conhecida.

Avestruzes de Paula Rego batem recorde

Um tríptico de 1995 de Paula Rego – Avestruzes Dançarinas do filme Fantasia de Walt Disney – foi arrematado na passada quarta-feira por perto de 3,5 milhões de libras (quatro milhões de euros) num leilão da Christie’s em Londres. Trata-se de um recorde para a artista portuguesa, falecida em junho de 2022. Ainda assim, o valor atingido ficou aquém da estimativa mais elevada da obra, que ascendia aos cinco milhões de libras (5,8 milhões de euros). Aliás, em 2023, um díptico da mesma série tinha sido vendido por 3,5 milhões de euros, também pela Christie’s, e na altura também um recorde para uma obra da artista portuguesa.

O conjunto de três pinturas a pastel – um meio que Paula Rego dominava com uma mestria incomparável – representa bailarinas nos bastidores, em momentos de descontração ou preparando-se para o número no palco. Inspiram-se em Fantasia, o filme de Walt Disney de 1940 que combina desenhos animados com peças bem conhecidas de música clássica.

Mas estas bailarinas de Paula Rego desafiam todas as convenções: em vez de jovens esguias e ágeis, como as de Degas (outro mestre do desenho a pastel), estas mulheres apresentam feições carregadas e corpos pouco femininos, como aliás é habitual na obra da pintora. Não desafiam a gravidade com as suas proezas, antes assentam pesadamente no sofá ou no chão.

O tríptico possui um longo currículo: pertenceu à coleção Saatchi, foi exibido na Tate Liverpool, no Museu Nacional Rainha Sofia (Madrid) e na Orangerie (Paris) e está previsto rumar a Oslo em 2026, para uma exposição no Museu Munch.

Não se conhece a identidade do comprador.

Neste mesmo leilão, que realizou um total de 122 milhões de euros, estiveram representados artistas como Monet, Chagall, Magritte, Picasso, Basquiat, Damien Hirst, Gerhard Richter e Peter Doig.