A festa do todo-o-terreno em Portalegre

Mais de 350 equipas vão participar na bp Ultimate Baja Portalegre 500, a grande clássica do todo-o-terreno nacional.

A prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP) realiza-se este fim de semana e faz parte da Taça do Mundo FIA e da Taça da Europa FIA de Bajas. O evento conta também para o Campeonato Portugal de Todo-o-Terreno de carros (FPAK) e motos (FMP).

A prova desenrola-se pelos estradões de terra do Alto Alentejo e Ribatejo e constitui uma aventura, mas também um desafio para pilotos e máquinas, especialmente se for disputada com chuva e lama. A parte competitiva começa sexta-feira, dia 24, com o prólogo, de 3 km, e a primeira etapa, com 70 km, para carros e motos. A segunda etapa realiza-se no sábado, dia 25. Os pilotos de carros vão realizar dois setores seletivos de 180 km e 195 km, respetivamente, e os pilotos das motos fazem um único troço de 300 km.

Espera-se uma prova muito disputada entre os cinco carros da categoria Ultimate (T1+) e os 17 veículos Challenger, com a particularidade de os “aranhiços” mais rápidos puderem lutar pela vitória à geral. É uma prova para os pilotos portugueses brilharem, especialmente João Ferreira, que conduz o potente Toyota Hilux T1+ Evo e vai à procura do terceiro triunfo. Os outros candidatos à vitória são Francisco Barreto, João Ramos, Luís Recuenco e Wlodzimierz Grajek, atual segundo classificado na Taça da Europa de Bajas, todos eles conduzem o Toyota Hilux T1+ Evo, que se tornou o carro da moda no todo-o-terreno.

Esta pode ser determinante para encontrar o campeão nacional absoluto. Gonçalo Guerreiro tem cinco pontos de vantagem sobre João Ferreira e 34 pontos para Tiago Reis, isto, quando faltam duas provas para terminar a época.

Nas motos, o campeão nacional de todo-o-terreno, António Maio (Yamaha WR 450), ganhou esta baja oito vezes! é um dos favoritos. A lista de pilotos com potencial para ganhar inclui ainda Bruno Santos (Husqvarna FE 450), Sebastian Buhler (KTM 450 EXC-F) e Micael Simão (Gas Gas EC 500), que lidera o campeonato e pode sagrar-se campeão nacional em Portalegre.