Benfica. Rui Costa e Noronha Lopes na segunda volta

A segunda ronda de votações está marcada para o próximo dia 8 de novembro

O atual presidente do Benfica, Rui Costa, e João Noronha Lopes vão a uma segunda volta para decidir o líder do clube para os próximos quatro anos. Os resultados oficiais da primeira volta das eleições para a presidência do clube, divulgados este domingo dão uma vitória a Rui Costa, com 42,13% dos votos, mas ainda assim insuficiente para assegurar uma maioria absoluta à primeira volta.

Por isso, o segundo classificado, João Noronha Lopes, com 30,26% dos votos, divulgados mais de 16 horas depois do fecho das urnas, vai poder voltar a desafiar o atual presidente do Benfica, numa segunda ronda de votações, marcada para o próximo dia 8 de novembro.

Rui Costa venceu nas principais casas do clube e em secções de voto de Lisboa, Seixal, Porto, entre outras.

Já Luís Filipe Vieira, antigo presidente do Benfica, ficou em terceiro lugar, com 13,86%, depois de ter sido obrigado a sair do cargo, há quatro anos, devido a suspeitas judiciais.

Logo atrás, com 11,48% dos votos, ficou a lista de João Diogo Manteigas, o primeiro candidato a oficializar a sua candidatura, há cerca de um ano. As listas de Martim Mayer e Cristóvão Carvalho ficaram nos últimos lugares, com resultados mais residuais.

Os sócios do clube da Luz tornaram estas as eleições com mais participação de sempre, batendo todos os recordes: 85.422 sócios votaram no próximo presidente do Benfica, tornando-se o clube do mundo com mais sócios a exercer o direito de voto. 

Os “encarnados” tiraram assim o lugar que pertencia ao Barcelona desde 2010, quando 57.088 sócios se deslocaram às urnas.

Os benfiquistas fizeram também questão de superar o recorde do próprio clube, quando, ainda a meio do dia de sábado, já tinham votado 41.321 benfiquistas, superando assim o que se viu em 2021.

“Quero, enquanto presidente do Sport Lisboa e Benfica, expressar o meu profundo orgulho pela vitalidade democrática do nosso clube. O Sport Lisboa e Benfica e os seus sócios deram, uma vez mais, uma plena demonstração da sua inigualável grandeza – em Portugal e no mundo. Estabelecemos um novo recorde mundial num dia intenso de democracia, pluralismo e respeito pela história e pelos valores do Sport Lisboa e Benfica”, comentou  Rui Costa sobre o resultado das eleições. 

Já João Noronha Lopes apontou que “nesta segunda volta começa uma nova eleição”, uma vez que “somos dois candidatos e a existência de dois candidatos vai permitir que exista uma discussão mais profunda, com menos ruído, onde possamos comparar não só as ideias mas também que as pessoas que fazem parte das listas possam ter tempo para as concretizar. Que seja ainda mais esclarecedor para os sócios”.