O príncipe André perdeu o título de ‘príncipe’ e terá que sair da sua casa em Royal Lodge,. O anúncio foi feito esta quinta-feira pelo Palácio de Buckingham em comunicado.
“O príncipe André vai passar a ser conhecido como André Mountbatten Windsor”, pode ler-se no comunicado, que confirma a perda do título do filho da rainha Isabel II e irmão do atual rei, Carlos III.
“Sua Majestade iniciou hoje um processo formal para retirar o título, os honores e as honras do príncipe André”, pode ler-se no início do documento.
“O seu contrato de arrendamento do Royal Lodge tem-lhe proporcionado, até à data, proteção legal para continuar a residir no local. Foi agora entregue uma notificação formal para que ele renuncie ao contrato de arrendamento e se mude para um alojamento privado alternativo. Estas censuras são consideradas necessárias, apesar de ele continuar a negar as acusações contra si”, explica ainda o comunicado.
Para além disso, os reis de Inglaterra deixam clara a sua posição sobre os crimes sexuais contra uma menor alegadamente cometidos por André. “Suas Majestades querem deixar claro que os seus pensamentos e a sua mais profunda solidariedade têm estado e continuarão a estar com as vítimas e sobreviventes de todas e quaisquer formas de abuso”.
Entende-se que o príncipe André se mudará para uma propriedade na área privada de Sandringham, em Norfolk. A mudança será financiada pelo rei com recursos privados”, esclarecem, por fim.
O príncipe André vai passar a viver na propriedade privada do rei Carlos III em Sandringham, em Norfolk. Será o próprio rei a financiar particularmente a estadia do irmão.