Uma mulher deu à luz no carro durante a madrugada deste sábado, apenas duas horas depois de ter sido mandada para casa pela Maternidade Daniel de Matos, em Coimbra, após avaliação médica.
A grávida tinha estado, horas antes, na maternidade e por indicação médica voltou para casa por volta da meia-noite.
Cerca das 02h30, a grávida entrou em trabalho de parto e acabou por dar à luz, com a ajuda do marido, no carro, “praticamente à porta de casa”, segundo o segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria, Tiago Constantino, citado pela agência Lusa.
“Fomos acionados cerca das 02h39 para um parto já feito no carro”, afirmou, acrescentando que “tanto o bebé como a mãe estavam muito tranquilos” quando chegaram os meios de socorro.
No local estiveram os Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria e uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Leiria, que prestaram assistência à mãe e ao recém-nascido.
Sublinhe-se que o caso surge poucos dias depois de um outro, esse com um desfecho trágico, em que uma grávida morreu no Hospital Amadora-Sintra, depois de ter sido enviada para casa, mesmo tendo sido identificados sinais de hipertensão. A mulher acabaria por morrer horas depois e o bebé, que nasceu com um prognóstico reservado, após uma cesariana de urgência, também não sobreviveu.
O episódio provocou indignação pública e abriu um debate sobre o acompanhamento de grávidas no Serviço Nacional de Saúde.