Pelo menos dez pessoas ficaram feridas, nove em estado grave, na sequência de um ataque com faca num comboio com destino a Londres, ocorrido na noite de sábado, em Cambridgeshire, no leste de Inglaterra.
De acordo com a Polícia de Transportes Britânica, o incidente foi declarado “grave” e está a ser investigado com o apoio da polícia antiterrorista, que tenta determinar as motivações do ataque.
O alerta foi dado por volta das 19h40, quando o comboio da operadora London North Eastern Railway (LNER), que fazia a ligação entre Doncaster e Londres King’s Cross, se aproximava da estação de Huntingdon, a cerca de 120 quilómetros da capital britânica.
Os serviços de emergência, incluindo polícia armada e ambulâncias aéreas, foram rapidamente mobilizados para o local. Segundo as autoridades, o ataque foi controlado após o comboio parar na estação.
A polícia deteve dois suspeitos na estação de Huntingdon e confirmou que dez pessoas foram hospitalizadas, nove delas com ferimentos graves.
Testemunhas citadas pelo jornal The Times relataram momentos de pânico, descrevendo um homem “com uma faca grande” e “sangue por toda a parte”, enquanto passageiros se escondiam nas casas de banho e outros eram pisados na tentativa de fugir.
A LNER suspendeu temporariamente os serviços e pediu aos passageiros que evitassem viajar, devido às “grandes perturbações” na linha que liga cidades como Londres, Cambridge, York e Edimburgo.
O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, lamentou o “terrível incidente” e enviou “pensamentos a todos os afetados”.