GNR encerra lar ilegal em Oliveira do Bairro e descobre no local bebé a viver sem condições

Uma mulher, de 34 anos, e um jovem, de 18, foram identificados por suspeitas de maus-tratos a idosos. Bebé foi acolhida por instituição de apoio a menores em risco.

A GNR encerrou um lar ilegal no concelho de Oliveira do Bairro, onde, além de idosos em situação vulnerável, foi encontrado um bebé sem condições adequadas de segurança e higiene.

Uma mulher de 34 anos e um homem de 18 foram identificados por suspeitas de maus-tratos a idosos, anunciou esta sexta-feira a força de segurança.

A investigação, conduzida pelo Comando Territorial de Aveiro durante quatro meses, revelou que os suspeitos acolhiam idosos em casas arrendadas sem condições para o efeito e sem possuir a formação profissional exigida para cuidar dos residentes.

Durante as buscas realizadas nas freguesias de Bustos e Oiã, os militares encerraram administrativamente a estrutura ilegal e retiraram quatro idosos, que foram encaminhados para a rede de apoio da Segurança Social.

No local foi também encontrada uma criança em situação precária, que foi retirada e sinalizada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), sendo posteriormente acolhida por uma instituição de apoio a menores em risco.

O caso foi comunicado ao Tribunal Judicial de Águeda. A operação contou com o apoio da Autoridade de Saúde de Oliveira do Bairro, da Segurança Social de Coimbra e Aveiro e da CPCJ local.