Pureza confirma candidatura à liderança do Bloco de Esquerda

Listas da moção A foram aprovadas no domingo e confirmam o desejo de Pureza em suceder a Mortágua, como Nascer do SOL tinha avançado.

O antigo deputado José Manuel Pureza vai candidatar-se à liderança do Bloco de Esquerda, encabeçando as listas da moção A à Mesa Nacional e à Comissão Política do partido, como o Nascer do SOL já tinha avançado.

As listas foram aprovadas esta tarde, em Coimbra, numa reunião dos bloquistas que apoiam a moção A, corrente maioritária que até agora era liderada por Mariana Mortágua. Pureza surge como primeiro candidato à Mesa Nacional, o principal órgão entre convenções, e à Comissão Política, responsável pela direção do partido.

Tal como é tradição no BE, o dirigente que lidera a lista mais votada à Mesa Nacional torna-se, na prática, coordenador do partido, cargo que, embora não exista formalmente nos estatutos, define a liderança política dos bloquistas.

A XIX Convenção Nacional do Bloco de Esquerda está marcada para os dias 29 e 30 de novembro, e deverá confirmar a transição de liderança de Mariana Mortágua para José Manuel Pureza — um perfil visto dentro do partido como mais ecuménico e agregador.