Dick Cheney, o 46.º vice-presidente dos EUA, durante os dois mandatos de George W. Bush, entre 2001 e 2009, morreu aos 84 anos. A informação foi comunicada esta terça-feira pela sua família, que relatou a morte por complicações de uma pneumonia e problemas cardiovasculares.
Dick Cheney sofreu de doenças cardiovasculares durante a maior parte da sua vida adulta, sobrevivendo a uma série de ataques cardíacos. Acabou por reformar-se antecipadamente após um transplante cardíaco em 2012.
O vice-presidente mais poderoso da América moderna e principal arquiteto da “guerra contra o terrorismo” foi durante décadas um ator de poder em Washington, imponente e polarizador. Nos seus últimos anos, ainda um conservador de linha dura, foi em grande parte ostracizado do seu partido devido às críticas ao presidente Donald Trump, a quem chamou “cobarde” e a maior ameaça de sempre à república.
Segundo a CNN Internacional, Cheney deu o seu último voto nas eleições presidenciais de 2024 a uma democrata liberal e também antiga vice-presidente, Kamala Harris.