A Renault tem uma gama de SUV para todos os gostos e feitios. A aposta no segmento C é feita com o Austral, modelo familiar muito apreciado devido à imagem atrativa e versatilidade – é uma das referências do segmento.
O recente facelift, com a seção dianteira e traseira redesenhadas e uma assinatura luminosa totalmente nova, reforçou a imagem, ao mesmo tempo que o aproxima de outras realizações da marca, nomeadamente do Rafale e Espace. A versão esprit Alpine é o nível mais elevado e diferencia-se pelo badge específico na carroçaria, badge Alpine nas soleiras das portas e pelas vistosas jantes de 20 polegadas.

A imagem esprit Alpine chega também ao habitáculo com elementos decorativos específicos nas portas dianteiras e volante em TEP Fraganza específico. A experiência a bordo merece elogios pelo conforto, insonorização, qualidade dos materiais e tecnologias disponíveis. Todas as funcionalidades estão disponíveis através do ecrã duplo openR, que combina um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, com um ecrã multimédia de 12 polegadas.

Os novos bancos garantem mais apoio lateral e uma melhor posição de condução. Referência para a habitabilidade traseira, onde três passageiros têm espaço suficiente para as pernas. Este modelo destaca-se também pela versatilidade. O banco traseiro deslizante (16 cm) e reclinável em três posições permite ajustar a capacidade da bagageira, que varia entre os 527 e os 1736 litros. Não é a referência do segmento, mas são valores bastante aceitáveis.

O grupo propulsor full hybrid é composto pelo motor de três cilindros 1.2 turbo a gasolina com 136 cv e dois motores elétricos, o que dá uma potência combinada de 200 cv. O motor elétrico de 70 cv destina-se à condução elétrica e é alimentado por uma bateria de iões de lítio de 2 kWh/400V. O motor secundário desenvolve 25 cv e é usado para por o motor a funcionar e para gerir a caixa de velocidades automática multimodo com 15 relações. Esta caixa tem um novo software, que torna a condução mais eficaz, sem pontos mortos no arranque e na aceleração. O rendimento do motor e a eficácia da caixa automática contribuem para uma condução agradável em qualquer percurso. Apesar do badge Alpine, as performances não são explosivas como se percebe pela velocidade máxima de 180 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 8,4 s. O consumo anunciado é de 4,7l/100 km (ciclo WLTP). Sem grandes preocupações em poupar, fizemos média de 6,7 l/100 km, o que proporciona grande autonomia tendo em conta que o depósito leva 55 litros.

A suspensão tem uma afinação que privilegia claramente o conforto. Percebemos isso pelo amortecimento suave quando forçamos o ritmo, sem que isso influencie o comportamento, até porque quase não se sentem movimentos de carroçaria e os pneus mais largos aumentam a estabilidade. A direção podia ser um pouco mais consistente, mas não é por aí que a condução sai penalizada. O sistema de travagem transmite uma sensação correta ao condutor. Existem três modos de condução: Eco, Comfort, Perso e Sport, este último permite uma utilização mais viva. Na generalidade, o Austral de tração dianteira é muito fácil de conduzir e seguro em qualquer tipo de estrada, sobressaindo a estabilidade em autoestrada. É um SUV orientado para o conforto, que dá gosto conduzir.
O Renault Austral full hybrid esprit Alpine está bem equipado e tem muita tecnologia, o que justifica o preço de 43.030 €. Do equipamento de série destacamos os inúmeros sistemas avançados de ajuda à condução (ADAS), com prioridade à segurança, mas também o vasto equipamento de conforto e de entretenimento, tudo isto acaba por justificar o preço.