Seis distritos do norte e centro do país, Porto, Braga, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Viseu, estão este domingo sob aviso amarelo por chuva forte e trovoada, alerta válido até ao final da tarde. Em Leiria, o aviso prolonga-se até às 21h00.
O mau tempo mantém-se também nos Açores, onde os grupos Central e Oriental estão sob o mesmo alerta devido a precipitação intensa. No grupo Central, o aviso vigora até ao meio-dia de segunda-feira; nas Flores e Corvo, até às 6h00.
A passagem da depressão Cláudia começa a perder intensidade, mas o IPMA avisa para a possibilidade de granizo, vento forte nas terras altas e agitação marítima elevada ao longo do dia.
Entre a meia-noite e as 18h00 de sábado, o mau tempo provocou 815 ocorrências em Portugal continental, sobretudo 506 inundações, com maior impacto na Área Metropolitana do Porto e no Algarve. A Proteção Civil registou ainda uma vítima mortal e 28 feridos, dois em estado grave, após um evento extremo de vento no Algarve.
A ANEPC recomenda condução defensiva, evitar zonas inundadas, reforçar os cuidados junto à orla costeira e garantir a desobstrução de sistemas de drenagem, sobretudo nas áreas historicamente mais vulneráveis a cheias.