O ministério das Infraestruturas e Habitação lamentou a morte de Romão Lavadinho, antigo presidente da Associação dos Inquilinos Lisbonenses, aos 84 anos.
“Foi com sentido pesar que recebemos a notícia da morte de Romão Lavadinho, antigo Presidente da Associação dos Inquilinos Lisbonenses (AIL). A sua dedicação à defesa dos inquilinos, estando mais de 20 anos à frente da AIL, é inquestionável e incontornável”, disse o ministério liderado por Miguel Pinto Luz.
A associação recorda o antigo dirigente como “uma voz firme, competente e solidária na proteção das famílias arrendatárias”, defendendo que o seu sentido de missão “marcaram de forma indelével a defesa dos direitos dos inquilinos” em Portugal, foi presidente daquela associação entre 2002 e 2023.
A AIL lembra que, durante mais de duas décadas, Romão Lavadinho foi protagonista em momentos marcantes da vida associativa e política, nomeadamente nas lutas em 2004/2005 e em 2012/2013, “lutando incansavelmente pelo direito dos inquilinos e pelo direito de todos à habitação”.