Estão previstas fortes perturbações no transporte ferroviário entre quarta e sexta-feira, por causa da greve geral marcada para 11 de dezembro. A empresa já informou que poderão verificar-se cancelamentos e atrasos em vários serviços, incluindo Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional.
Em comunicado, a transportadora nacional recorda que os passageiros com viagens marcadas nestes dias podem pedir o reembolso total do bilhete ou optar por trocar gratuitamente para outro comboio da mesma categoria e classe. A operação pode ser feita no portal myCP, na área “Os seus bilhetes”, ou diretamente nas bilheteiras.
A CP vai aceitar pedidos de devolução até 10 dias após o fim da greve, bastando preencher o formulário online “Reembolso por Atraso ou Supressão” e anexar o bilhete digitalizado.
A paralisação foi convocada por vários sindicatos do setor, como a ASCEF, FECTRANS/SNTSF, FENTCOP, SINAFE, SINDEFER, SINFA, SINFB, SINTTI, SIOFA, SNAQ, STF e STMEFE.
A greve geral de quinta-feira é especialmente simbólica: será a primeira a unir a CGTP e a UGT desde junho de 2013, quando Portugal ainda vivia sob supervisão da troika e medidas de austeridade.