Os mitos e as verdades sobre o chocolate

Comemora-se hoje uma das efemérides mais doces do ano – o Dia Mundial do Chocolate. Muitos não lhe resistem e dizem que lhes traz felicidade, outros fogem dele para evitar ganhar umas borbulhas a mais na testa. Mas sabia que nem tudo o que ouvimos sobre o chocolate está correcto? A nutricionista Iara Rodrigues, directora…

O chocolate contribui para o bom humor? Verdade.

“O chocolate contém feniletilamina, uma substância que o nosso cérebro utiliza para produzir serotonina. A serotonina por sua vez é a hormona responsável pela sensação de bem-estar que obtemos, por exemplo, após fazer exercício físico ou quando se está apaixonado”, explica Iara Rodrigues. É por esta razão que muitos se referem ao chocolate como a ‘hormona da felicidade’.

O chocolate causa acne? Mito.

Eis o que muitos queriam ouvir: Não é o chocolate em si que faz crescer borbulhas na testa. Não existe nenhum estudo científico que comprove a ligação entre o aparecimento ou o agravamento da acne e o consumo deste alimento.

“Como o chocolate é um alimento rico em gorduras, quem o consome em excesso pode aumentar a oleosidade da pele e favorecer a obstrução dos poros, que – daí sim – pode originar a acne”, explica a nutricionista. “Porém, a acne é uma situação cutânea que resulta essencialmente de um aumento da actividade hormonal com um aumento da secreção sebácea. O consumo de chocolate não tem qualquer interferência com este processo e portanto não pode ser associado a acne”, conclui.

Chocolate provoca cáries? Mito.

Se tem problemas dentários e costuma evitar este alimento, pode relaxar e voltar a consumi-lo, pois não existe qualquer prova científica de que o chocolate possa causar cáries. Pelo contrário, os estudos indicam que o chocolate possui “substâncias que podem anular o potencial cariogénico do açúcar que contém”, garante Iara Rodrigues.

“O chocolate é fonte natural de proteínas, cálcio (principalmente se for chocolate de leite) e fósforo, minerais potencialmente protectores do esmalte dentário”, acrescenta.

O chocolate faz aumentar o colesterol? Mito.

“Estudos científicos demonstram que a gordura presente no chocolate não aumenta os níveis sanguíneos de colesterol. Pelo contrário, os antioxidantes presentes em teores significativos no chocolate preto, podem ajudar a diminuir o risco de doenças cardiovasculares”, diz a nutricionista.

O chocolate ajuda a melhorar a concentração? Verdade.

Para além de fornecer energia ao cérebro, este alimento possui teobromina, “uma substância da família da cafeína que estimula a concentração”, afirma a directora clínica. Assim, “um ou dois quadrados” de chocolate podem ser uma boa fonte de energia e um meio para continuar a desenvolver o seu trabalho intelectual.

Cuidado com o número de 'quadradinhos'

Iara Rodrigues alerta ainda para o maior problema relacionado com o chocolate: A quantidade. “Se consumir até 40 gramas de chocolate por dia saiba que lhe pode fazer bem à saúde. Mas, como qualquer outro alimento, o segredo para o saborear sem sofrer reside na moderação (…) Nada de exageros na Páscoa que se aproxima”, aconselha.