Miguel Leal Coelho assumiu presidência interina do CCB

O vogal do Conselho de Administração do Centro Cultural de Belém (CCB) Miguel Leal Coelho assumiu as funções da presidência interina até ser nomeado novo presidente, revelou hoje à agência Lusa fonte daquela entidade.

A presidência do CCB está a ser assegurada por aquele administrador, na sequência do falecimento, a 27 de Abril, do romancista, poeta e ensaísta Vasco Graça Moura, aos 72 anos.

Contactada pela Lusa, fonte do gabinete de comunicação do CCB indicou que "de acordo com a lei, é o vogal mais antigo que assume os poderes e as funções da presidência" da Fundação, até ser nomeado novo presidente pela Secretaria de Estado da Cultura (SEC).

Vasco Graça Moura tinha sido nomeado para o cargo em Janeiro de 2012, em substituição de António Mega Ferreira, que liderava o CCB desde 2006.

Miguel Leal Coelho, que foi director do Centro de Espectáculos da entidade desde Dezembro de 1993, é administrador do CCB desde 2010.

No Conselho de Administração da Fundação CCB está ainda a vogal Dalila Rodrigues, nomeada pela SEC em Fevereiro de 2012.

Ainda segundo a mesma fonte, Vasco Graça Moura deixou prontas as linhas programáticas do CCB até 2015.

Com uma vasta obra na ensaística, romance, crónica, poesia e tradução de clássicos, Vasco Graça Moura foi também presidente da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses e comissário-geral de Portugal para a Exposição Universal de Sevilha, fez parte de vários governos e foi deputado pelo PSD.

Entre outras distinções, recebeu o Prémio Pessoa, o Prémio Virgílio Ferreira, o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores e o Prémio de Poesia da PEN Clube Português.

Lusa/SOL