Microsoft Ventures ‘orgulhosa’ em ser parceira da Startup Braga

A Microsoft Ventures está “orgulhosa” em ser parceira da incubadora e aceleradora portuguesa Startup Braga, que hoje arranca oficialmente num evento que conta com a presença do primeiro-ministro, disse à Lusa o director da empresa do grupo Microsoft Cliff Reeves.

A Startup Braga arranca hoje com a sua actividade, contando com uma rede internacional, que vai desde Tóquio, Londres ou Seattle, e pretende "ser um pilar no desenvolvimento do ecossistema do empreendedorismo nacional", disse à Lusa o presidente da InvestBraga, Carlos Oliveira, entidade promotora do projecto.

"A Microsoft Ventures está focada em ajudar empreendedores a construir grandes empresas numa escala global. Nesse sentido, seleccionamos cuidadosamente um número de parceiros chave para ajudar a identificar candidatos conceituados. Com isso na mente, estamos orgulhosos em ter uma parceria com a Startup Braga, já que temos em comum a missão de ajudar e acelerar startups novas, com elevado potencial, que possam também ajudar a contribuir para a economia local e global", explicou Cliff Reeves.

A Microsoft Ventures é uma das parceiras da Startup Braga.

"Temos uma longa história em apoiar as startups em Portugal através do nosso programa BizSpark. Desde que o lançamos, em Novembro de 2008, a Microsoft já apoiou sozinha mais de 500 empresas tecnológicas em Portugal, com um investimento indirecto avaliado em mais de 3,5 milhões de euros", disse o director sénior da Microsoft Ventures.

"Nos últimos seis meses, aumentámos as nossas interacções com as startups e adicionámos cerca de 80 tecnológicas ao BizSpark", adiantou.

Sobre a forma como a empresa irá apoiar a Startup Braga, Cliff Reeves avançou que em conjunto com a Microsoft Portugal, irá fornecer às empresas seleccionadas para a aceleração e incubação de negócios acesso exclusivo a mentores e programas da multinacional de todo o mundo, bem como a utilização do AppCampus, uma aplicação móvel desenvolvida pela Microsoft e pela Nokia.

Além disso, "as startups irão beneficiar de 'workshops' de formação técnica e de negócio, software gratuito e serviços baseados em 'cloud' para desenvolver as suas propostas", enquanto parte do programa Microsoft BizSpark,

Questionado sobre o principal objetivo desta parceria, que hoje é formalmente assinada, Cliff Reeves disse que é "ajudar a dinamizar e acelerar o empreendedorismo português e o ecossistema tecnológico. E não é coincidência que tenhamos escolhido criar parceria com a Startup Braga, que está localizada em Braga", por ser conhecida como um 'cluster' tecnológico.

"Seria fantástico se um dos empreendedores" da Startup Braga conseguisse "ser o equivalente a Bill Gates, Steve jobs ou Mark Zuckerberg em Portugal", afirmou o diretor sénior da Microsoft Ventures.

Lusa/SOL