Os melhores países do futuro digital

É sabido que as novas tecnologias estão a mudar o mundo. Mas também é necessário que o mundo se saiba adaptar ao avanço tecnológico global, de forma a melhor saber viver na era digital. Inovação e conhecimento são assim, e cada vez mais, as palavras de ordem num planeta ávido por competitividade.

Nesta ‘guerra’, como em todas, também há vencedores e vencidos, um ranking que o Fórum Económico Mundial divulga em relatório já há 13 anos sob o título: Os países melhores preparados para o futuro digital. Este ano não foi excepção. E voltou a demonstrar-se que os países nórdicos e também a Singapura são as nações melhores preparadas para enfrentar os desafios do futuro, uma conclusão que não belisca o ‘top’ seis em relação às mesmas posições cimeiras do ano passado.

Em 148 países analisados, tendo em conta 54 indicadores divididos em quatro categorias: ambiente (regulatório, político e de negócios), prontidão tecnológica (infra-estrutura, preços e competências), usabilidade (por governos, indivíduos e empresas) e impactos (sociais e económicos), Portugal conseguiu um honroso 33.º lugar, afinal o mesmo posto que já tinha o ano passado. Os últimos lugares do ranking são ocupados pelo Myanmar, Burundi e Chade. Vejamos o top 15 da lista:

1.º Finlândia (1º. Em 2013)

2.º Singapura (2.º)

3.º Suécia (3.º)

4.º Holanda (4.º)

5.º Noruega (5.º)

6.º Suíça (6.º)

7.º EUA (9.º)

8.º Hong Kong (14.º)

9.º Reino Unido (7.º)

10.º Coreia do Sul (11.º)

11.º Luxemburgo (16.º)

12.º Alemanha (13.º)

13.º Dinamarca (8.º)

14.º Taiwan (10.º)

15.º Israel (15.º)

filipa.moroso@sol.pt