Portugal com quatro finalistas em prémio europeu de design doméstico

Quatro estudantes da Escola Superior de Artes e Design estão entre os 100 finalistas do concurso europeu Electrolux Design Lab, que premeia soluções inovadoras para casa. No total, participaram 1.700 projectos de 43 países.

Rita Moreira criou o projecto Little Helper, na categoria Prazer de Cozinhar, um dispositivo que combina uma aplicação para smartphones e um dispositivo externo que controla o crescimento de vegetais em casa.

Na área Purificação do Ar, Inês Vieira desenvolveu o Volm, um sistema anti-humidade que permite purificar o ar e armazenar água impregnada nas paredes. E Gijsbert Coenen, um belga a estudar em Portugal, inspirou-se no movimento dos peixes em cardume para criar um purificador do ar, a que chamou Shoals.

Finalmente Hugo Silva, criou um cabide inteligente, apelidado de Köper, que retira odores, sujidade e humidade da roupa que nele estiver pendurada, deixando-a com um aroma a hortelã.

Os quatro finalistas estão em votação para a próxima fase, que reduz o total de projectos de 100 para 70, até 16 de Maio. O prémio final é um estágio remunerado de seis meses num centro global de design da empresa de electrodomésticos electrolux, e ainda 5.000 euros. A votação online nos projectos pode ser feita em www.electroluxdesignlab.com.

emanuel.costa@sol.pt