Oito motivos para Portugal rir do Brasil

As piadas dos brasileiros sobre Portugal e os portugueses são conhecidas e nem sempre são bem recebidas deste lado do Atlântico. Mas será que os portugueses fazem piadas com os brasileiros?

Oito motivos para Portugal rir do Brasil

A edição online da revista VEJA olhou para alguns indicadores sócio-económicos e decidiu dar uma ajuda na hora de responder aos brasileiros. Mas tudo com fair-play. “Brasileiros gostam de contar piadas de português, quando, na verdade, os portugueses é quem deveriam estar fazendo piada de brasileiros”, escreve a VEJA.

São oito os indicadores comparados. O primeiro é a posição de Portugal e do Brasil no ranking da Educação do PISA da OCDE: Portugal ocupa a 31ª posição, enquanto o Brasil aparece em 58º lugar. Segue-se a comparação da taxa de homicídios nos dois países. No Brasil, é de 25,2 por cada 100 mil habitantes. Portugal tem um cenário menos preocupante: 1,2 homicídos por cada 100 mil habitantes.

No campo da inflacção acumulada em 2013, a taxa esteve nos 6,2% no Brasil e em Portugal ficou-se pelos 0,44%. A posição do índice de corrupção também é considerada pela VEJA. No índice que olha a partir dos países menos corruptos para os que têm mais práticas corruptas, Portugal surge em 33º lugar e o Brasil na posição 72.

Quanto a salários mínimos, Portugal lidera de novo: o salário mínimo no Brasil é de 234 euros (724 Reais) e em Portugal é de 483 euros (1.493 Reais). O PIB per capita anual também deixa o Brasil atrás de Portugal: em Portugal é de cerca de 15 mil euros, enquanto no Brasil é de pouco mais de 800 euros, de acordo com os dados da VEJA.

A velocidade média da internet nos dois países também pode servir de argumento na hora de responder às piadas dos brasileiros sobre os portugueses. No Brasil, a velocidade média é de 2,7 MBPS e em Portugal é de 6,0 MBPS. Ainda no campo das novas tecnologias, a VEJA compara o preço da PlayStation 4: no Brasil, custa 1.294 euros (3.999 Reais) e em Portugal custa 398 euros (1.230 Reais).

Perante isso, "o bigode é motivo de piada?", questiona a revista.

SOL