Conferência do BCE é como ir à bola

Para tentar travar a polémica que a reunião do Banco Central Europeu, que junta Durão Barroso, Christine Lagarde e Mario Draghi, em Sintra no mesmo dia das eleições europeias, o primeiro-ministro comparou esta iniciativa à final da Liga dos Campeões Europeus que decorre também em Lisboa no dia de reflexão.

"Vivemos na União Europeia, em que a iniciativa livre de todos os agentes e instituições não está sujeita a controlo prévio do Governo, qualquer entidade pode promover eventos em Portugal, como é o caso da Champions League, que vai ter lugar em Portugal no dia da reflexão, espero que a senhora deputada não esteja preocupada com o efeito que isso possa ter na reflexão dos portugueses", afirmou hoje Passos Coelho no debate quinzenal em resposta à deputada e coordenadora do Bloco de Esquerda Catarina Martins, que interpelou o Governo sobre o assunto.

O primeiro-ministro desvalorizou a questão e considerou até "prestigiante" que o BCE tenha escolhido Portugal para realizar esta reunião. Mas a coordenadora do BE respondeu com ironia a Passos Coelho: "O primeiro-ministro faz jogos de palavras, julgo até que julga que Cristiano Ronaldo faz parte da ‘troika’ e baralha futebol com uma cimeira do BCE".

 

A polémica tem sido suscitada por esta reunião juntar em Portugal precisamente no mesmo dia das eleições europeias, 25 de Maio, todos os elementos da troika, presidentes do Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e BCE.

sofia.rainho@sol.pt