A nova vida de Berlusconi é num lar com doentes de Alzheimer

A presença de um batalhão de jornalistas e de um manifestante com chapéu de palhaço denuncia que hoje é um dia diferente na clínica de San Pietro, nos arredores de Milão. O foco da atenção vai todo para o novo assistente, que chega para ajudar os profissionais médicos a cuidar dos idosos ali internados, na…

A nova vida de Berlusconi é num lar com doentes de Alzheimer

É que o novo assistente tem 77 anos e liderou os destinos de Itália em nove dos últimos 20 anos. É Silvio Berlusconi, Il Cavaliere, que só chega a San Pietro porque o juiz que o condenou por corrupção considerou cruel obrigá-lo a viver dentro de uma prisão até aos 81 anos.

“Vamos dar pequenos passos para não se cometerem erros. Depois ele poderá fazer todo o tipo de coisas, incluindo ajudar nas refeições, o que não é fácil porque às vezes terá de lembrar os pacientes de que estão a comer”, explicou o director da clínica, Massimo Restelli, que garante que o ex-PM será tratado como qualquer outro assistente.

Mas esse não é papel para Berlusconi. “Bastaram-me dez dias para aprender os diferentes métodos de cura que podem ser usados”, afirmou à entrada. Ou se referia a outra doença ou a semana e meia de estudos não chegou para ficar a saber que a comunidade científica ainda não tem cura para o Alzheimer.

De qualquer forma, Il Cavaliere mostra entusiasmo: “Penso que ficarei mais tempo do que sou obrigado”, disse antes de anunciar que tinha “uma surpresa preparada”.

 

Nos próximos 10 meses, Berlusconi voltará a San Pietro no mínimo quatro horas por semana. Foi isso que ficou decidido num julgamento de 2012, em que o ex-PM foi condenado por fraude fiscal num caso que envolve a compra de direitos de distribuição de filmes por parte do seu império de comunicação, Mediaset. 

nuno.e.lima@sol.pt