Exercício pelo coração

No domingo, o Grupo de Estudos de Reabilitação Cardíaca da Sociedade Portuguesa de Cardiologia promove uma sessão de exercício físico no Parque das Conhas, em Lisboa, para assinalar o Dia Mundial da Insuficiência Cardíaca. Haverá caminhada, ginástica, dança, rastreios, entrega de folhetos e muito mais.

Exercício pelo coração

Estarão presentes equipas profissionais de reabilitação cardíaca e doentes dos vários centros de Lisboa, acompanhados de familiares e amigos, bem como fisiologistas de exercício da Faculdade de Motricidade Humana e uma professora de dança. Além de dançar, os participantes farão ginástica, caminhadas e haverá ainda lugar a um rastreio.

A insuficiência cardíaca, uma das principais causas, actualmente, de internamento hospitalar de pessoas com mais de 65 anos, compreende um conjunto de doenças que levam a que o coração não bombeie o sangue necessário ao funcionamento dos restantes órgãos, tendo como sintomas o cansaço, a falta de ar ou inchaço nas pernas. Por isso, há que estar atento aos sinais: o cansaço, a falta de ar e o aumento do volume abdominal podem ser indicadores, associados a factores de risco como o sedentarismo, a hipertensão, a diabetes ou o tabagismo, dos sinais de alerta.

ricardo.nabais@sol.pt