MAI: Detenção de suspeito de tráfico de menores prova controlo de fronteiras

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, considerou hoje que a detenção de um suspeito de tráfico de menores no aeroporto Sá Carneiro, no Porto, na quinta-feira, prova que Portugal “tem um adequado controlo das suas fronteiras”.

MAI: Detenção de suspeito de tráfico de menores prova controlo de fronteiras

Segundo o governante, esta detenção prova, ainda, que Portugal "tem esta preocupação bem sinalizada e tem procedimentos que estão a ser adequadamente cumpridos e efectivados".

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) anunciou no sábado a detenção, na quinta-feira, de um suspeito de tráfico de menores no aeroporto Sá Carneiro, no Porto.

Em comunicado, o SEF informou que a detenção ocorreu no âmbito do controlo de fronteira realizado à chegada dos passageiros de um voo proveniente de Luanda.

"Os menores, de 4, 12 e 13 anos de idade, eram portadores de documentos de identificação alheios e falsificados, sendo acompanhados pelo suspeito, com o qual não terão qualquer relação familiar", segundo o comunicado do SEF.

Sublinhando que "ainda não se sabe exactamente qual é a situação" em causa, Miguel Macedo sublinhou que a detenção revela que "o SEF estava alerta e procedeu da forma adequada, tendo em vista evitar uma situação que podia ser configurável de desvio de menores".

"Era mais preocupante se a situação não tivesse sido identificada ou sustida", acrescentou.

O homem foi já presente a tribunal, tendo ficado sujeito à medida de coacção de prisão preventiva.

Os menores encontram-se à guarda da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens.

Lusa/SOL